FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Exposição Viva a Natureza - Adelaide L. Swettler


» Publicada em 230809


Adelaide Swettler expressa sua ligação com a natureza


Artista expõe obras inspiradas em paisagens reais até o dia 31, no Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes


"Quando acho um lugar bonito, fotografo e recrio na tela. Também dou o meu toque, misturando minha criatividade na imagem"


BÁRBARA BARBOSADa reportagem local


Para comemorar seus dez anos de carreira, a artista plástica ADELAIDE Lawitschka Swettler lançou a exposição "Viva a Natureza", que estará em cartaz até o próximo dia 31, no Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Autodidata, essa paulistana que vive em Mogi desde a infância tem um apego especial à natureza, tema recorrente na maioria das obras que integram a mostra essencialmente de arte acadêmica. Com entrada franca, a mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. O acervo é composto por cerca de 20 telas, todas inspiradas em paisagens reais. "Quando acho um lugar bonito, fotografo e recrio na tela. Também dou o meu toque, misturando minha criatividade na imagem", conta ADELAIDE. Entre as telas expostas, uma tem lugar de destaque no acervo da artista. O quadro, que mostra dois barcos no Rio Tietê - na região de Biritiba Mirim - é um dos preferidos de ADELAIDE. E não só dela. Em 2006, a obra foi premiada pela Associação Paulista de Belas Artes. "Já recebi vários prêmios, alguns em São Paulo, Suzano e Poá. Esses quadros premiados eu não vendo. São do meu acervo", revela. Aos 64 anos de idade, ADELAIDE veio para Mogi quando tinha apenas 7. Por isso, ela se considera mogiana. Na cidade, frequentou cursos de corte e costura, bordado, crochê e pintura em tecido. Aventurou-se e aprendeu sozinha a utilizar óleo sobre tela. Hoje, a artista tem ateliê próprio, onde produz seus trabalhos e dá aulas. Além disso, também faz parte do grupo de artes "Frontispício". "Na abertura da exposição (dia 17 de agosto) estava completando 64 anos de vida. Foi uma comemoração dupla, do aniversário e dos meus dez anos de carreira", festeja. "Cores do Jardim"Outra integrante do grupo de artes Frontispício que está com uma exposição em cartaz é Alaíde Reis. Intitulada "Cores do Jardim", a mostra poderá ser visitada até o dia 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Imobiliária Matriz, que fica (rua Dr. Antonio Cândido Vieira, 390, centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário