FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

7ª BIENAL DE ARTES VISUAIS DO MERCOSUL



DEshow('180x150',5,8);

on error resume next
ShockMode = (IsObject(CreateObject("ShockwaveFlash.ShockwaveFlash.8")))

14/10/2009 - 20h50
7ª Bienal do Mercosul leva trabalhos de mais de 200 artistas ao Rio Grande do Sul
Da Redação
Começa nesta sexta-feira (16) e vai até 29 de novembro a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em Porto Alegre (RS). Em sua sétima edição, o evento apresenta trabalhos de mais de 200 artistas de diversos países, como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Reino Unido, Uruguai e Venezuela.

Detalhe de "In Out (Antropofagia)", de Anna Maria Maiolino: 7ª Bienal traz mais de 200 artistas ao RS
VEJA FOTOS DE ALGUNS TRABALHOS DA BIENAL
COBERTURA DA 28ª BIENAL DE SÃO PAULO-2008O objetivo da edição deste ano da Bienal do Mercosul é a ênfase nos processos de criação, mais do que em temas específicos - daí o tema "Grito e Escuta". Tendo como curadores-gerais a argentina Victoria Noorthoorn e o chileno Camilo Yáñez, a Bienal gaúcha traz 60% de trabalhos inéditos, produzidos especialmente para as exposições previstas na programação.ExposiçõesSerão sete exposições ao todo. "Biografias Coletivas" se propõe a apresentar obras criadas a partir de uma biografia pessoal e a refletir sobre aspectos da sobrevivência, da reprodução e do prazer. "Ficções do Invisível" reúne artistas que colocam em cena sua própria relação com o processo artístico, onde temas como o questionamento interno e a relação entre obra e vida privada são abordados.A mostra "Absurdo", por sua vez, opera sobre a estranheza e a ideia de instabilidade e convida o público a pensar sobre os limites formais de mostras de arte. Como o próprio nome sugere, "Texto Público" ocorrerá, em sua maior parte, no espaço público de Porto Alegre, com trabalhos iluminados que tornarão visíveis pontos estratégicos da cidade e um programa de rádio que promete estimular a participação popular. "A Árvore Magnética" comentará a prática artística com obras construtivas (trabalhos que somam elementos) e destrutivas (nas quais há subtração de partes), ao passo que "Projetáveis" abordará trabalhos "projetáveis" em seus vários sentidos: o projetável como o imaginado, aquilo que cria novos públicos ou aquilo que representa um território, como na cartografia. Por fim, dentro da série de mostras da 7ª Bienal do Mercosul, "Desenho das Ideias" vai explorar a linguagem das performances e abusar de referências de imagens físicas, mentais, sonoras e verbais.

7ª BIENAL DE ARTES VISUAIS DO MERCOSUL - GRITO E ESCUTAQuando: de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009Horário: de terça a domingo, das 9h às 21hOnde: Armazéns do Cais do Porto - Av. Mauá, 1050, Centro, Porto Alegre - "Absurdo" (entradas A3 e A4)- "Ficções do Invisível" (A4)- "Biografias Coletivas" e "Texto Público" (A5)- "Árvore Magnética" (A6)Santander Cultural - Rua Sete de Setembro, 1028, Centro, Porto Alegre- "Projetáveis"MARGS - Museu de Artes do Rio Grande do Sul - Praça da Alfândega, s/nº, Centro, Porto Alegre- "Desenho das Ideias"Quanto: entrada franca. Agendamento para grupos no 0xx51 3433-7686.

Mais informações no site http://www.bienalmercosul.art.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário