FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 8 de março de 2010

O talento feminino nas artes plásticas



Exposição "Mulher Mogiana", que entra em cartaz amanhã no Ciarte, celebra o Dia Internacional da Mulher.

Imagem: Natureza: Adelaide Swettler aventurou-se na pintura a óleo
Foto de: Jorge Moraes.
Reportagem de: BÁRBARA BARBOSA/Da reportagem local

Adelaide Lawitschka Swettler, Aleixa de Oliveira, Aparecida de Jesus Cinelli Varella e Sirley Lacerda. Duas características são comuns a estas quatro mulheres: todas são artistas plásticas e, por meio de seus trabalhos, representam Mogi.
Em uma cidade que abriga inúmeras e talentosas artistas, estas quatro foram escolhidas para representar não só as mulheres que atuam neste segmento, mas todas as mogianas no Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente amanhã.
Por meio do projeto "Arte em Ciarte", as artistas lançam amanhã a exposição "Mulher Mogiana", que ficará em cartaz até o próximo dia 20, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), que fica na rua Dr. Ricardo Vilela, 69, no centro.

A mostra tem entrada franca e reúne obras de arte acadêmica, lápis de cor, paciencionismo e óleo sobre tela. "Nossa homenagem a todas às mulheres será por meio destas artistas, que representam tão bem a cidade", justifica o responsável pelo projeto, Victor Wuo.
Adepta da arte acadêmica, Adelaide Lawitschka Swettler iniciou sua carreira ensinando bordado, costura, crochê e pintura em pano de prato e, ainda hoje, mantém cursos em seu ateliê. Foi pelo incentivo do pai e dos amigos que ela decidiu se aventurar na pintura a óleo, retratando, na maioria das vezes, a natureza. Para esta mostra, levará seis telas, todas de paisagens.
Em um trabalho inédito no Brasil, Aleixa de Oliveira desenvolveu a técnica de pintura em lápis de cor, com surpreendentes e belíssimos resultados. A fusão das cores, os detalhes, a luz e a sombra são características que diferenciam seu trabalho. No Ciarte, terá quatro telas em exposição.
Sirley Lacerda é mineira de Recreio, mas reside em Mogi há muitos anos. Consolidou o estilo paciencionismo na pintura e na escultura, e utiliza em suas cerâmicas os processos de envernizamento e caramelização. Segundo ela, seu trabalho representa a mulher do século XXI, independente e cheia de talento. Na exposição, terá apenas telas expostas, todas representando o paciencionismo.
Com participações em diversas exposições, como o XXIV Salão da Primavera de Mogi das Cruzes, o projeto Tem Saci na Praça e a Festa do Divino Espírito Santo, dentre outras, Aparecida de Jesus Cinelli Varella apresentará seis telas, de temas variados, criadas com a técnica de óleo sobre tela.
A exposição "Mulher Mogiana" pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Mais informações pelo telefone 4725-3341.

Nenhum comentário:

Postar um comentário