FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Do comix aos mangá, a nova edição do projeto Expo Arte em Ciarte, da Secretaria Municipal de Cultura, reúne diversos estilos de histórias em quadrinhos a partir de hoje na "1ª Feira de Quadrinhos de Mogi das Cruzes". O evento tem início às 10 horas, com a abertura da exposição de desenhos e HQs, e segue até o próximo sábado, com oficinas, palestras, exibição de filmes, apresentações de bandas e desfiles de Cosplay.
As histórias em quadrinhos são enredos narrados, quadro a quadro, por meio de desenhos e textos que contam uma trama envolvendo, geralmente, super-heróis. Dentre as atividades programadas para a semana dedicada ao gênero, estão as oficinas de Comix - estilo dos quadrinhos americanos -, com o professor Márcio Fernandes Dias, e Mangá - desenhos japoneses -, com os professores Régis Cursino e Fabiano Perez.

Há nove anos no ramo, Dias participou da montagem da mostra, cuja maioria dos desenhos é da linha clássica. Ou seja: alguns personagens conhecidos mundialmente, que originaram filmes, inclusive, poderão ser vistos no acervo, composto por revistas de colecionadores e também por desenhos feitos por artistas locais. "Tarzan, Batman e Super-Homem são apenas alguns dos personagens que poderão ser vistos", enumera o professor.
Para o organizador do evento, Victor Wuo, será uma grande oportunidade para os interessados em HQ conhecerem novos artistas e saberem como anda o mercado de trabalho. "Será oferecido aos participantes orientação profissional e avaliação de portfólio", explicou Wuo.
Além da mostra e das oficinas, a "1ª Feira de Quadrinhos de Mogi das Cruzes" contará com mesa-redonda com a participação de desenhistas e caricaturistas, apresentação de fanzines, animes e aula de quadrinhos. No encerramento do evento, duas atrações vão mobilizar os amantes de anime: um desfile de Cosplay, prática na qual o adepto se veste com trajes de seu personagem preferido, imitando a postura, falas e poses típicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário