FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 24 de maio de 2010

300 Anos de tradição


Foto de Enzo Ferrara

Imagem : Museu Guiomar Pinheiro Franco decorado para Festa do Divino Espirito Santo 2010


300 anos de Tradição
A festa do divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes é a mais antigado Brasil. Com mais de 300 anos. Geralmente comemorado em Maio.
Para os Cristãos, ela simboliza a descida do Espírito Santo, a terceira pessoa do da Santíssima trindade, para falar aos apóstolos a fim de que eles passassem a divulgar a mensagem de evangelização e o nascimento da igreja católica. è a festa de Pentecostes, que em grego quer dizerquinquagésimo, e por isso é celegrada 50 dias após a Páscoa.
Ela tem importância religiosa e cultural e todos os anos cerca de 250 milpessoas participam de atividades como Alvorada, procissões, quermesses e a tradicional Entrada dos palmitos, realizada na manhã do Segundo sábado da Festa do Divino Espírito Santo, no centro da Cidade, que traz para Mogi das Cruzes Visitamtes de Muitos lugares.
A festa tem a participação de voluntários, entidades, dos escoteiros, da polícia Militar, Associações, ONGs, escolas da rede pública e particular de ensino e até do Exército Brasileiro, além é claro de grupos folclóricos como as Marujadas, Congos, Mamelucos e Catiras. Anualmente são Montados dezenas de Sub-Impérios (Altares para divulgação da Festa do Divino) em escolasda região e consumidos masi de 20 toneladas de alimentos durante os festejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário