FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paulo Seccomandi

Adriano Vaccari
Alternativa: O artista plástico Paulo Seccomandi pintou o muro de uma casa que era alvo de pichação
Os artistas plásticos mogianos Mieka Fukuda e Paulo Seccomandi encontraram uma maneira original e criativa para acabar com os atos de vandalismo e pichação. Mieka ofereceu o muro de sua casa, no Jardim Camila, como "tela" para as pinturas de Seccomandi. Em algumas horas, o espaço, de pouco mais de dez metros de extensão, degradado por atos de vandalismo dos últimos 30 anos, se tornou um espaço florido e alegre, com cores fortes, característica marcante da arte contemporânea de Seccomandi.

Para ele, foi um ato de gratidão e retribuição às aulas de Educação Artística ministradas por Mieko enquanto o mogiano era apenas um adolescente, estudante do ensino médio da Escola Estadual Washington Luís. Para ela, um presente de um amigo e uma proposta de melhorias às construções do município.

"Paulo Seccomandi é um artista plástico consagrado, sempre solicitado para pintar hospitais, escolas, clubes, residências e locais públicos. Ele transmite alegria e energia positiva por meio de suas obras", disse Mieko, que pede o apoio da administração municipal para manter o espaço conservado. "A Prefeitura poderia enviar guardas municipais, de vez em quando, para ajudar a manter a ordem no bairro". Segundo ela, várias pessoas e comerciantes do Jardim Camila a procuraram interessados em pintar seus muros. "Seria um exemplo à Lei Mogi Mais Viva".
De acordo com o pintor Paulo Seccomandi, após a pintura, não há mais atos de vandalismo. "Em todas minhas obras espalhadas em escolas, comércios, hospitais e casas, meu trabalho nunca foi desfeito. Pelo contrário, os grafiteiros e pichadores mantêm o código de ética de não interferir na obra de arte".
Na próxima quinta-feira, Seccomandi deverá ir à Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) para solicitar ao prefeito Marco Bertaiolli (DEM) - que irá conversar com comerciantes sobre a nova Lei Mogi Mais Vi-va - autorização para pintar alguns estabelecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário