FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

biografia da Poeta Elza Meirelles Chola



Elza Meireles Chóla

A Escritora Elza Meirelles Chola nasceu em 12 de junho de 1927 no bairro da Liberdade em São Paulo, filha de José Adelino Ferreira Meirelles e Maria do Espírito Santo Meirelles.
Quando jovem a escritora fez o curso das primeiras letras no grupo escolar “São José,” do Ipiranga em São Paulo, após esse curso estudou sozinha lendo bons livros.
Elza Meirelles Chola reside em Mogi das Cruzes desde 1939, cidade que inspirou a artista a escrever sobre suas belezas.
Escritora, Poetisa, Trovadora, Sonetista, Haicaista, Cordelista, Compositora e Artista Plástica, alias algo pouco conhecido de seus leitores. Os trabalhos de Artes Plásticas de Dona Elza, como é chamada carinhosamente pelos amigos, são classificados como desenho Gestalt, que é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna.
O Gestalt tem como fundamento a idéia que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Essa técnica permite a visualização de imagens onde muitas pessoas não as vêem, “é como brincar de formar figuras com as nuvens,” sendo que a Escritora vê imagens no chapisco do telhado, em manchas e rachaduras das paredes, que reproduz em desenhos, cujo resultado é fantástico.
São mais de mil trovas escritas por Elza Meirelles Chola, alguns de seus trabalhos foram publicados em diversos jornais, não apenas da região do Alto Tietê, mas também em outros estados do Brasil e no jornal “A Voz de Portugal” em Portugal, onde manteve correspondência com intelectuais por vários anos.
Super premiada a artista possui 17 medalhas de honra ao mérito e três troféus, todos conquistados ao longo de sua brilhante carreira. Merece destaque os prêmios de honra ao Mérito de 1971, o 3º Lugar de Crônica de Poá conquistado em 2003, o Prêmio Literário de Mogi das Cruzes de 1973, Prêmio Literário de Suzano de 1979, e o de Honra ao Mérito do SESC de Santo Amaro em São Paulo de 2003.
Elza Meirelles Chola escreveu varias séries, como a de Humor, Sertaneja, Patriota, Escolar, de Acrósticos, infantil – Coleção Carinho e Religiosa, sendo os dois últimos muito popular entre seus leitores, principalmente de Mogi das Cruzes. Escreveu também quatro romances inéditos como “Tempestade sobre o amor, Amor de duas Vidas, O segundo amor e A casa das Mulatinhas.”
Em 2 de Abril de 2009 fez uma exposição de sua produção no CECAP em Mogi das Cruzes, sendo essa a sua primeira exposição individual.
Dona Elza tem sua filha Nancy Meirelles Chola, como sua melhor amiga e a maior incentivadora e fã de seus trabalhos.
Com 83 anos de idade a Escritora continua produzindo outros trabalhos como: Haikais, trovas, Poemas, Sonetos, Letras de Música, historias infantis e desenhos. Sem duvida a Artista Elza Meirelles Chola é um orgulho não apenas para a Cidade de Mogi das Cruzes dos 450 anos, mas para toda a região do Alto Tietê.

Veja alguns dos jornais e publicações que já publicaram obras de Elza Meirelles Chola:

Folha Espírita: São Paulo
Poietiké: Diniz Félix dos Santos – Brasília D.F.
Navegando nas Poesias – 2004
Folha do Subúrbio: Camaçari – Bahia
O Patusco: Caucaia – Ceará
Cone Literário: SESC Santo Amaro – São Paulo
Conto Vivência – 2003
Conc. Nac. Poesia – Ponta Grossa – Paraná – 1995
A Comarca de Suzano 1974 – Atual Diário de Suzano.
Atualmente no Diário de Mogi das Cruzes, Folha do Veran e Mogi News.
Texto escrito por Enzo Ferrara

Fonte de Pesquisa: Biblioteca municipal de Mogi das Cruzes/ trecho do texto de Paulo Pinhal, curador do CECAP/livro Coletânea Mogiana de José Veiga/ Livro Coletânea Mogi das Cruzes 1969,/ Livro coletânea Os raios de Sol de Geraldo Moraes - 1991/ Livro Encantamento de Elza Meirelles Chola – 1970/ Livro Trovas Amigas de Elza Meirelles Chola – 1972 e material gentilmente oferecido pela escritora Elza Meirelles Chola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário