FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Grafiteiro expõe cenas do cotidiano(PABLO RODRIGO)



A sede da Corporação Musical Santa Cecília, no centro da Cidade, tem se transformado em espaço aberto para artistas plásticos da Região mostrarem seus trabalhos. Na semana passada, por exemplo, os mogianos puderam conferir a exposição "Tieteísmo" que contava com obras onde o Rio Tietê e o Município eram o foco. Já a partir de hoje será a vez do cotidiano, sob a ótica do grafiteiro, Pablo Rodrigo ou Pablo 78 tomar conta do endereço. Até o fim deste mês, 18 obras poderão ser conferidas das 10 às 20 horas, de segunda-feira a sábado. A entrada é franca.

Pablo Rodrigo mora em São José dos Campos, mas estuda artes plásticas na Universidade Braz Cubas (UBC). Foi lá que ele conheceu o maestro Manassés Maximiano dos Santos que rege a Corporação Musical Santa Cecília. "Já tinha manifestado minha vontade de trazer meus trabalhos para Mogi e agora deu certo. Recentemente tinha feito uma exposição em São José e por isso já tinha tudo pronto", conta o grafiteiro, que também mantém um projeto social em Paraíbuna, onde ensina sua arte aos jovens.

Nesta exposição, que ganhou o título de "Dois Lados", Pablo pretende mostrar as duas facetas de sua arte. Por isso ele mesclou os trabalhos subjetivos/abstratos com os realistas, sempre abusando das cores. "Também quero ressaltar essa coisa dúbia, típica do ser humano, de ser bom e ruim, enfim, do comportamento", comenta. Ele revela que ainda ilustra os muros das cidades, além de produzir em telas. "Também desenvolvo um trabalho comercial por meio do grafite, mas é bom deixar claro que ele nunca vai perder esse caráter marginal", afirma. "O grafite mesmo nas ruas é arte. Revitalizamos vários muros de bairros de Paraibuna".

Aos 32 anos, 10 deles dedicados a arte, Pablo quer agora levar o seu trabalho para as demais cidades do Estado. "A intenção é entrar nas galerias", revela. Em paralelo ele também quer dar mais visibilidade ao projeto Hip Roça. "Temos até dois trabalhos premiados pelo Ministério da Cultura", afirma ele. "Agora vamos levar essa ideia a outros lugares. Podemos implementar em Mogi, por exemplo".

Composição

Pablo conta que cada obra nasce de alguma observação do cotidiano. Independentemente de seu estado de espírito ele produz pelo menos uma obra por dia. "Não importa como estou me sentindo. A coisa flui", comenta ele, que sempre se interessou pela arte de grafitar, muito diferente de pichar.

O grafite é a arte de ilustrar em um suporte que normalmente não é destinado a esse fim. Ficou conhecido a partir do movimento contracultural de 1968, em Paris. Na época os muros da cidade serviram de suporte para inscrições de caráter poético-político. Hoje ele é principalmente associado ao movimento Hip Hop, composto ainda por dança (B.Boy), música (MC e DJ).

A sede da Corporação Santa Cecília fica na Rua Doutor Corrêa, 522, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário