FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Neste semana “Tem Saci na Praça”

Ele vive na mata. Adora ‘aprontar’ com pessoas e os animais. De gorro na cabeça, cachimbo na boca e pulando com uma perna só, o Saci é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. No próximo dia 31 todo o País festeja esta figura e em Mogi das Cruzes as atividades comemorativas têm início na tarde de hoje.
Denominado "Tem Saci na Praça" o evento articulado pela Secretaria Municipal de Cultura em sua segunda edição, conta com a participação de artistas plásticos, atrações musicais e contação de histórias. A proposta é de atingir alunos da rede pública e privada de ensino, com idades entre sete e 11 anos. "Mas o público em geral também pode participar, já que todas as atividades são gratuitas", aponta o bibliotecário Auro Malaquias dos Santos, um dos responsáveis pela organização da programação.
Todas as atividades serão realizadas no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e na Praça Oswaldo Cruz. O cronograma começa às 13h30 de hoje, com a oficina de dobradura. Uma hora depois, a criançada poderá conferir a ‘contação de história’. "Durante as atividades os artistas plásticos do Grupo Frontispício estarão pintando ao vivo, a figura do Saci", aponta Auro.
Já na quinta e sexta-feira, o músico Serginho Machado traz os alunos da Escola Municipal Leopoldino Cardoso de Moraes de Biritiba Ussu para uma apresentação musical, a partir das 13h30. Na sequência, o público confere novamente a ‘contação de história’. "É bom deixar claro que além do Saci outras figuras do folclore serão lembradas nestes dias como o Curupira, por exemplo", comenta o coordenador da atração.
Ainda, de acordo com Auro, além de ressaltar a importância desta figura como um personagem da cultura popular brasileira, outras questões relacionadas a natureza também serão lembradas nestes dias de festa. "O Saci vive na mata é um guardião dela. Por isso também vamos tratar destas questões ambientais, de forma lúdica e divertida", diz Auro.
Sucesso de público no ano passado, o evento pode se tornar uma tradição no calendário cultural de Mogi. "A grande presença do público e a participação efetiva das escolas nos fez reeditar a semana em homenagem ao Saci", avaliou o secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida.
Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo telefone 4799-4040.

Nenhum comentário:

Postar um comentário