FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

De olho nesta MULHER !

Ana de Hollanda: a primeira mulher no Ministério da Cultura
Dentre os projetos vitais que Ana deverá encarar no MinC, em tramitação no Congresso, o principal é o ProCultura
Jotabê Medeiros
Da Agência Estado
Divulgação
Pequena leonina de 1m60, a nova ministra terá de se bater com questões complexas

"Se lembra quando toda modinha falava de amor?/Pois nunca mais cantei, Oh maninha", diz a letra de "Maninha", de Chico Buarque de Hollanda.

A maninha de Chico, Anna Maria Buarque de Hollanda, de 62 anos, também vai demorar agora para voltar a cantar. Acaba de ser nomea-da a primeira ministra da Cultura do Brasil pela presidente eleita, Dilma Rousseff. A agenda de ministro de Estado é elétrica e o último ministro-cantor, Gilberto Gil, teve de rebolar para conseguir conciliar a carreira com o cargo - só lançou um disco em seis anos.

Pequena leonina de 1m60, Ana de Hollanda (codinome artístico que escolheu) vai ter de se bater com questões complexas, de naturezas diversas, como ampliar o orçamento de R$ 2 bilhões (ou consolidá-lo, já que está ameaçado de contingenciamento).
Para Eduardo Saron, diretor do Instituto Itaú Cultural, a experiência localizada de Ana (foi secretária de Cultura em Osasco e do Centro Cultural São Paulo) é um trunfo: "A arte, como a cultura, não se dá no Estado ou na União, mas sim nos municípios. A cidade é a primeira esfera cultural do ser humano". O grande teste será em terreno legislativo - Anna terá de se tornar conhecida e palatável entre congressistas, onde estão no momento marcos legais decisivos para o setor. Dentre os projetos vitais que Ana deverá encarar em seu début no MinC, em tramitação no Congresso, o principal é o ProCultura (que reforma a antiga Lei Rouanet e cria fundos de incentivo direto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário