FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nova unidade do Sesc em São Paulo

Sesc Belenzinho: 50 mil metros quadrados de área construída

São Paulo ganha, neste sábado, um novo espaço cultural, com a reabertura do Sesc Belenzinho. Mas o correto seria falar inauguração, já que o local em nada lembra a antiga unidade do Sesc que ficou fechada por cinco anos para reformas. Os 50 mil metros quadrados de área construída são compostos principalmente por diversos espaços para prática de esportes, como piscinas e quadras, mas há também três teatros. A expectativa é que o local retome sua vocação de centro teatral, já que antes da reforma ele foi palco de espetáculos antológicos do diretor Antunes Filho, como a "Medeia" estrelada por Juliana Galdino.

Foto: Augusto Gomes

Vista interna do Sesc Belenzinho

Antunes, obviamente, estará presente na reinauguração do espaço. Seu Centro de Pesquisa Teatral vai apresentar dois espetáculos neste final de semana, "Lamartine Babo" (sábado, às 14h) e "Prêt-à-Porter 10" (domingo, às 18h30). O final de semana de abertura do Sesc Belenzinho ainda terá "Mary Stuart", monólogo estrelado por Denise Stoklos (sábado, 16h), e "Poltrona Escura", adaptação de diversos contos de Luigi Pirandello com o ator Cacá Carvalho (sábado, às 14h, e domingo, àS 15h30). Esse e os demais espetáculos (veja a lista completa abaixo) têm entrada gratuita.

Outros destaques da programação estão na música. No sábado, ao meio-dia, o grupo mineiro Pato Fu vai apresentar o show "Música de Brinquedo", em que interpreta sucessos do pop mundial usando somente instrumentos de brinquedo. Às 16h, o rapper Xis apresenta seu trabalho tanto como MC quanto como DJ. No domingo, haverá outras duas ótimas apresentações: às 14h30, Jards Macalé e Jorge Mautner cantam clássicos de suas carreiras e, às 17h30, é a vez do virtuose do violão Yamandu Costa mostrar a sua música.

Mas o grande destaque musical será no sábado, às 20h. Num show concebido especialmente para a ocasião, o grupo Pau Brasil recebe convidados como Edu Lobo, Joyce, Monica Salmaso e Dori Caymmi para contar a história da música brasileira através de várias canções, de Villa-Lobos a Chico Buarque.

"A inauguração de uma nova unidade é um momento dos mais importantes para a instituição, em que ampliamos nossa capacidade de atendimento para oferecer à população de São Paulo mais opções de programas de lazer, cultura e a educação permanente", afirmou o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. É apenas a segunda unidade do Sesc na Zona Leste de São Paulo - a primeira é a de Itaquera. Em março do ano que vem, deve ser inaugurada uma nova unidade, no Bom Retiro, na região central de São Paulo.

Foto: Augusto Gomes

Piscina do Sesc Belenzinho

Além das salas de espetáculos, piscinas e quadras, os seis pavimentos do Sesc Belenzinho incluem biblioteca, lanchonetes, consultórios odontológicos, sala de internet, oficinas e espaço para exposições. A unidade ainda reúne uma série de especificações para eficiência energética como aquecimento solar para a água do banho e das piscinas externas e aquecimento das piscinas internas com o rejeito do ar-condicionado, além de captação e reaproveitamento das águas das chuvas para irrigação e descargas.

A estimativa é a de atender um público de quatro mil pessoas/dia durante a semana e oito mil pessoas/dia aos finais de semana e feriados. Veja abaixo a lista de eventos do final de semana de inauguração do Sesc Belenzinho, todos com entrada gratuita. O endereço é Rua Padre Adelino, 1000, próximo à estação Belém do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário