FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Antonio Rizzo

  • Escultor premiado, volta para Maringa-PR



Rizzo, em seu ateliê, trabalha em esculturas em cimento.Em cerca de dois meses, o Museu Histórico do Cesumar receberá uma escultura de uma família de camponeses e um painel sobre a história de Maringá com 55 metros quadrados, ambos de cimento. O autor das duas obras é o artista plástico Antonio Rizzo, nascido em São José do Rio Preto (SP), mas com uma história nas artes plásticas maringaenses e com painéis na Bahia e na Espanha.

As estátuas, que reproduzem uma família de agricultores e mostra o pai voltando da roça com a enxada nas costas e sendo recepcionado pela mulher e pelo filho, e as peças dos adultos terão mais de dois metros de altura.

Já o painel, apesar de ser feito em cimento, não deixa de ser uma espécie de gravura. Rizzo e sua esposa, a artista plástica Lúcia Clume, desenvolvem o negativo em isopor e o positivo é feito em cimento diretamente no local em que ficará a obra. Uma técnica, segundo o artista, de fácil transporte independentemente do tamanho da obra."O painel registra os costumes e a afirmação do povo maringaense, mostrando aspectos como a agricultura, culinária, música e artes plásticas", explica Rizzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário