FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 18 de setembro de 2011



Exposição leva rinocerontes estilizados às ruas de SP
Esculturas de 60 animais serão espalhadas pela cidade na terça-feira (20).
Veja mapa com os locais onde as peças serão colocadas.
Do G1 S
GALERIA DE FOTOS: Veja imagens dos rinosRinocerontes enfeitados de 60 formas diferentes serão espalhados por São Paulo nesta terça-feira (20). Um carro de corrida, uma árvore, um submarino, um porta-escova de dente e até Jimi Hendrix estarão representados. Os moradores da capital paulista poderão ver a Rino Mania em shoppings, parques, praças, ruas e avenidas da cidade.

A exposição teve início na quarta-feira (14). Todas as esculturas foram reunidas no Museu Brasileiro de Escultura (Mube). Na madrugada de terça, eles serão transportados para os locais onde ficarão até o dia 20 de outubro.

Confira abaixo um mapa com a futura localização dos rinocerontes em São Paulo.

O objetivo da mostra é envolver o público, tornar a arte acessível a todos e promover a interação das obras com o cotidiano das pessoas. Segundo a curadoria da exposição, as obras serão leiloadas ao final da mostra. O valor arrecadado será destinado a entidades sociais.

Os participantes esperam disseminar essa forma de arte e, ao mesmo tempo, alertar a população quanto à preservação das espécies ameaçadas de extinção.

A obra intitulada ‘Rinociclato’ foi feita pelo publicitário e artista plástico André Ortiz em conjunto com Daniel Chuery. Ortiz diz que ela tem o objetivo de alertar a população para a quantidade de lixo produzida. “Nós queríamos saber quanto tempo demorava pra encher o Rino com lixo. Aí fomos recolhendo de tudo: lata, garrafa, até papel de comprovante de cartão de crédito”, conta.


Detalhe do Rinovando São Paulo, que mostra a
evolução da capital paulista. Obra estará na
Paulista, 1.578 (Foto: Fabiano Correia/ G1)De acordo com Ortiz, nove pessoas estavam empenhadas na coleta do material. Foram necessários sete dias para cobrir completamente a obra. “Até nós nos surpreendemos com a quantidade de lixo que produzimos em tão pouco tempo. Foi bem rápido.” O Rinociclato possui frases contando a história dele e outras que buscarão conscientizar o público. “A galera ficou bastante surpresa. Depois disso a gente passou a reciclar tudo. Espero que outras pessoas também se conscientizem”, diz.

A Avenida Paulista será a via com a maior quantidade de esculturas. Ao todo, oito rinos estarão expostos no principal cartão-postal da cidade. Na Rua Oscar Freire e na Avenida Brigadeiro Faria Lima, quatro rinocerontes serão posicionados. Além disso, as praças da Árvore, Miguel DellErba, da Luz, Vila Boim, Américo Jacomino e da Sé também receberão rinos.

Ao todo, 75 rinocerontes participam da exposição. Quinze deles serão levados para outras cidades do país. De acordo com a organização, alunos de 125 escolas municipais de todas as regiões do Brasil também participarão da Rino Mania. Mais de 200 esculturas de filhotes de rinocerontes serão decoradas por crianças de 7 a 10 anos. Essas obras serão expostas nas respectivas cidades e depois ficarão nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário