FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 18 de outubro de 2011


Criar um museu de arte em pleno centro de Mogi das Cruzes através de uma Parceria Público-Privada (PPP) é a ideia do arquiteto Paulo Pinhal. O local escolhido para abrigar uma pinacoteca com obras dos artistas mogianos, além de um espaço para receber exposições, é o prédio da Telefônica, ao lado da escola Coronel Almeida e praticamente em frente à Catedral de Santana.

A ideia lançada no site colegiodearquitetos.com.br e na rede social Facebook causou um alvoroço na cidade. De acordo com o arquiteto, até a tarde de ontem, mais de mil pessoas haviam compartilhado o link do Museu de Arte Mogiana (MAM). Em uma arte feita em computador, há uma perspectiva de como ficaria o prédio.
"Não estamos propondo mais um museu estático, mas sim uma área para colocar o acervo de tantos artistas renomados da cidade, cujas obras hoje estão espalhadas por prédios públicos, às vezes sem a devida exposição. Propomos que o prédio da Telefônica seja o Museu da Arte de Mogi, o nosso MAM, com pinturas vermelhas para imitar o Masp", afirmou.

Segundo ele, uma PPP seria a saída ideal para utilização do prédio "subutilizado". "A ideia é ter o apoio da administração pública sim. Mas também ir até a Telefônica e conversar com quem é responsável pelo prédio e apresentar uma proposta, inclusive com levantamento financeiro", disse. No próximo dia 27, às 19 horas, haverá uma reunião para criação de uma comissão de pessoas interessadas em levar o assunto a fundo.


Patrimônio
A Secretaria de Cultura apresentou a meta de concluir os 18 processos de tombamento dos prédios históricos de Mogi até o final do próximo ano. A informação foi divulgada ontem durante a reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Artístistico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap). Para que isso seja possível, a Secretaria irá criar uma força-tarefa que deve unir diversas equipes de trabalho.
Atualmente, dos 18 processos, apenas três estão em situação avançada. Outros 13 estão com tombamento provisório e ainda necessitam de tramitação para serem resolvidos. Os dois restantes, da estação ferroviária de Sabaúna e o imóvel da Banda Santa Cecília, no Centro, são os projetos em processo mais embrionário, pois foram os últimos a darem entrada no conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário