FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 13 de novembro de 2011

Sabaúna



No próximo dia 27, às 8 da manhã, o trem do Expresso Turístico sairá da estação da Luz para uma ocasião especial: comemorar o aniversário de 384 anos de Sabaúna. Em Mogi das Cruzes, desta vez, ele vai fazer apenas uma escala na Estação Estudantes para pegar os passageiros da Cidade que também vão seguir até o Distrito, onde o desembarque está previsto para às 11h.

Além do passeio para o roteiro diferente, os 175 passageiros poderão assistir a apresentações musicais, exposições de ferromodelismo e aeromodelismo. O pacote especial custa R$ 130 por pessoa e inclui bilhete de ida e volta, almoço, serviço de bordo, seguro viagem e monitores de turismo.

Esta é a quinta vez que o Expresso Turístico, que normalmente para na Estação Mogi das Cruzes, desembarca em Sabaúna. Nos anos anteriores, a data era agendada para fazer parte das comemorações de Natal. Em 2011 essa comemoração será antecipada, mas nem por isso deixará de trazer presente: parte da arrecadação deve ser destinada à campanha Natal dos Sorrisos, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, na aquisição de brinquedos que serão doados a crianças carentes da Cidade. Já quem doar um brinquedo no ato da compra, terá direito a um desconto de 5% no valor dos bilhetes.

Além das atrações no Centro de Sabaúna, os turistas terão a oportunidade de conhecer a rotina da fazenda São José, participando da produção de queijo, iogurte, doces e outros derivados do leite. Esse passeio não está incluído no pacote, e o preço ainda não foi divulgado.

Uma dos maiores atrativos da viagem, no entanto, será a paisagem vista da janela do Expresso, principalmente depois de Mogi, onde os passageiros poderão conhecer a quase centenária estação de César de Souza, inaugurada em agosto de 1921. Depois dela, a descida pela serra em direção à Sabaúna chega a ter uma declividade que faz com que, a cada 100 metros percorridos na horizontal, a composição realiza uma descida de 2 metros na vertical. De acordo com a Agência Nacional de Preservação Ferroviária, esse declive corresponde ao traçado da Serra do Mar nas Iinhas da Central do Rio de Janeiro.

A chegada ao Distrito também remete o turista ao ano de 1932, quando o atual prédio da estação foi construído. Antes dele, havia um outro, construído em 1893, desativado na década de 1960 e que desapareceu completamente no final dos anos 80. Um caso curioso ocorrido pouco a frente da Estação, em 1954, foi noticiado na mídia de todo País: o assalto a um Trem Pagador da Central do Brasil. A construção hoje é a casa da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF).

E é a própria Associação que estará no comando do passeio. A viagem está sendo organizado pela empresa de turismo Javatur, em parceria da Rizzatur, que se responsabilizou pela venda dos bilhetes na estação da Luz, ao lado da bilheteria convencional. Os mogianos poderão comprar diretamente na Javatur, localizada na Rua José Bonifácio, 418, no Centro. Para mais informações, o telefone é o 4728-7800.



Nenhum comentário:

Postar um comentário