FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Parque Municipal abre para visitas com ARTES

As visitas estão sendo agendadas pelo site da Prefeitura de Mogi, por telefone e por um endereço de e-mail
Daniel Carvalho
Visitantes também poderão passear pelas trilhas, entre outras opções de lazer em meio à natureza Agora falta pouco: após mais de duas décadas em que ficou fechado para o público, o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello reabre a partir deste fim de semana para todos os mogianos. Para tanto, antes é preciso se inscrever no Programa de Visita Monitorada, que está no disponível no site da Prefeitura de Mogi, ou então fazer o agendamento pelo telefone 4790-3529.

O número de vagas é limitado a 30 por dia e foi determinado pelo Plano de Manejo do parque, que teve apresentação oficial no dia 14 deste mês, e coloca o espaço público como uma unidade de conservação permanente, cuja vocação é o turismo de contemplação. Assim, todas as visitações serão monitoradas por equipes do parque, que são formadas diariamente por uma gestora, dois estagiários e um ajudante geral. A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, explica que este número é inicial, mas nada impede que ele seja rediscutido futuramente, após essas semanas iniciais.

"É um período de experiência. Temos essa determinação de deixar o número máximo em 30 pessoas por dia, mas mais tarde isso pode ser repensado e redefinido. É importante lembrar, contudo, que em breve o parque começará a ser reformado, portanto nem seria bom colocarmos muita gente ali dentro enquanto os serviços acontecem", destaca Maria Inês.
Quem agendar uma visita encontrará diversas opções de atividades. Nenhuma delas, todavia, é obrigatória, portanto aqueles que desejarem ir ao local simplesmente para passar um dia entre a natureza, ou ler um livro, têm total liberdade para tal, desde que não façam nada prejudicial ao meio ambiente. Ações como churrasco e pescaria, por exemplo, estão proibidas.
Aqueles que se animarem para cumprir as atividades propostas encontrarão pela frente oito opções de trilhas, que serão selecionadas de acordo com o número de pessoas e com as condições do tempo. Cada uma delas tem cerca de 40 minutos e carrega o nome do atributo natural que se revelará ao longo do trajeto. Como exemplos podem ser citadas a trilha do pau de jacaré, da bromélia, da palmeira juçara e da samambaia sul.
No Centro de Visitantes será sempre exposto um vídeo que mostra as riquíssimas fauna e flora locais. Lembrando que, só ali, já foram identificadas 372 espécies vegetais, entre árvores, arbustos e orquídeas, 207 espécies de aves, 62 de mamíferos e 40 de anfíbios. Também por isso as trilhas são chamadas de interpretativas; ao longo do percurso os participantes recebem explanações sobre o que está sendo avistado.
As visitas monitoradas também podem ser agendadas pelo e-mail visitamonitorada@pmmc.com.br. A gestora Arlene Usier Pinto alerta que toda semana as inscrições serão encerradas às sextas-feiras, às 16 horas. Portanto, quem quiser aproveitar já o primeiro final de semana do parque aberto tem até amanhã para providenciar o agendamento. Todas as visitas são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário