FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cemitério Nossa Senhora do Carmo, o abandono é a marca registrada

Foto de Enzo Ferrara
Imagem: Um urubu sobre a cruz do portal do cemitério
Local: Cemitério Abandonado Nossa Senhora do Carmo em Mogi das Cruzes/SP

O Cemitério era destinados aos pacientes do leprozoário Dr Arnaldo, essas pessoas foram tiradas de suas famílias a força, seus filhos eram tirados logo após o parto, qualquer vinculo com a família era cortado, agora muitos anos depois eles continuam excluidos da mesma sociedade que os separou. Os túmulos do Cemitério são constantemente violados, o muro já caiu a muito tempo e arvores cresceram no lugar onde tinha algum corpo enterrado.
As pessoas que alí foram enterradas, não tem família, não tem ninguém que reclame por eles, mesmo depois de mortos a sociedade continuam a exclui los.
Democracia nem no tumulo!
O abandono do Cemitério é sem dúvida uma vergonha não apenas para a cidade de Mogi das Cruzes, mas para toda a humanidade.
Se o Estado tirou essas pessoas de suas famílias e as isolou, agora é de obrigação do estado cuidar pelo menos do cemitério onde elas foram enterradas.
Não podemos mais tratar o cemitério como se fosse invisivel, o problema aí está, mais um dentro da Cidade de Mogi das Cruzes do Século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário