FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 10 de dezembro de 2011



TRADIÇÃO Os bonecões estão entre os destaques da exposição do Ponto de Cultura de Sabaúna, que será aberta hoje

O Ponto de Cultura Estação Cultural Sabaúna promove hoje, a partir das 19 horas, a primeira edição da mostra "Arte e Cultura em Movimento", com uma programação que reúne artes cênicas, exposição e cinema. O evento traz os trabalhos produzidos pelos alunos das oficinas ministradas pelo grupo, além de artistas convidados. A entrada é gratuita.

O objetivo da mostra é comemorar o primeiro ano de existência do Ponto de Cultura no Distrito. Logo no início do evento, o público poderá conferir a encenação do espetáculo "Baita Boi", da Cia de Teatro Ponto de Fuga, formada por 25 alunos das oficinas de artes cênicas do projeto. A peça tem a direção de Thiago Cardoso e mostra a cultura popular da Região Norte do País, cheia de histórias como o Bumba-Meu-Boi e as lendas folclóricas.

A organização também prepara uma exposição com trabalhos de autoria dos alunos das oficinas de artes plásticas do Ponto de Cultura. Entre os trabalhos expostos vão estar bonecos gigantes (produzidos especialmente para o Carnaval), presépios de papel machê, instrumentos artesanais de percussão – chamados de caixinhas do Divino -, entre outros.

Para quem gosta de cinema, a Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais (Appa), um dos grupos convidados pelo Ponto de Cultura, relança o curta-metragem "Crônicas da Cidade Imaginária". O filme conta as lendas existentes no Distrito. Paralelamente, estarão expostas fotografias de figurinos e de personagens da produção.

Para a programadora cultural Marineis Dias, a ideia era convidar outros grupos e pontos de cultura para a ocasião, o que acabou não se concretizando. "Gostaríamos de juntar outros grupos, só que acabamos não recebendo a confirmação deles", explica.

O núcleo também já monta a programação de atividades para o ano de 2012. Estão previstas oficinas de teatro, danças folclóricas e de restauro de móveis e imóveis. As aulas devem começar após o Carnaval, que será em 21 de fevereiro "Inclusive já demos início à confeccção dos bonecões do próximo ano, mas vamos intensificar a produção após a virada de ano mesmo", disse Marineis.

O evento acontece na rua, que será fechada a partir das 17 horas, próxima à Estação Ferroviária de Sabaúna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário