FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

espaço para ARTES sempre é bem vindo

Estação Estudantes terá galeria

Júlia Guimarães(diario de mogi)

Levar arte, poesia e cultura para as estações do sistema metroferroviário paulista. A proposta é "mágica" e já existe, especialmente nos terminais da Capital. A previsão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de que em Mogi das Cruzes também exista um espaço semelhante. A Estação Estudantes, que será reformada a partir do próximo ano, deverá ganhar uma passagem subterrânea para pedestres, cujo conceito vai muito além de um simples local de passagem para travessia dos trilhos. O corredor, que deverá somar cerca de 300 metros de comprimento, terá ares de uma "galeria de arte". A garantia foi dada na última segunda-feira pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira, que esteve na Cidade para uma visita ao gabinete do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).
A futura passarela da Estação Estudantes fará a ligação entre o terminal do transporte público municipal, a estação ferroviária e a Rodoviária Geraldo Scavone, permitindo a livre passagem de pedestres de um lado para outro da linha. E é justamente neste corredor que serão realizadas as exposições artísticas. O fato de estar instalada na área não paga da estação pode ser considerado uma das grandes vantagens da futura galeria. Esta será uma iniciativa pioneira da CPTM, que possui ampla programação de eventos culturais, usualmente promovidos no interior dos prédios, ou seja, em locais a que somente usuários têm acesso. Já o projeto mogiano será realizado aos moldes do que ocorre em algumas das estações do Metrô de São Paulo, em que as pessoas podem conhecer as exposições, independentemente de pagar a passagem ou não. A reportagem de O Diário foi até a Capital nesta semana e visitou as linhas Verde e Vermelha do Metrô para conhecer essas "galerias" de perto.
A primeira parada foi na Estação Santa Cecília, na Linha Vermelha, onde o Metrô mantém um projeto permanente com paineis sobre grandes nomes da literatura nacional. Os murais coloridos, afixados ao longo de toda a área coberta do corredor de entrada do terminal, misturam fotografias e poesias de autores como Jorge Amado, Érico Veríssimo, Vinicius de Moraes, Carlos Drumond de Andrade, Clarice Lispector, entre vários outros. Todos os textos são datados e organizados cronologicamente, de forma que os paineis acabam também contando parte da história literária do País. Quando a reportagem de O Diário chegou ao local, encontrou o aposentado Clarindo da Silva parado em frente ao primeiro mural, lendo uma frase de Pero Vaz de Caminha. "É muito bom parar e ver. A gente faz uma volta ao tempo, em uma época que não conhecemos".
Na Linha Verde, o destino foi a Estação Clínicas, em Pinheiros. O terminal possui um amplo corredor de passagem, que é constantemente utilizado para dar espaço a exposições e manifestações culturais, dos mais diversos segmentos. Nesta semana, o local recebia a exposição "Natureza", de Marli Takeda. A partir da colagem de sobras de adesivos, a artista criou seis árvores, com 3,5 metros de altura cada uma, que se estendem por cerca de 20 metros no interior da passarela. Além do aspecto artístico, a intervenção também possui forte apelo conceitual, já que chama a atenção para a reciclagem e reutilização de materiais como forma de preservação ambiental.

A expectativa é de que a Estação Estudantes receba projetos semelhantes. A assessora técnica da CPTM, Maria Salete Zandoná, responsável pelos eventos culturais da estatal, explica que, após a conclusão das obras, o terminal deverá ser incluído num cronograma para eventos e exposições. Ela explica que alguns projetos serão promovidos pela própria Companhia, mas que a maioria deles deverá partir da própria comunidade, de artistas, entidades ou mesmo do Poder Público local. Salete comentou a importância das exposições no interior das estações: "A ideia é levar cultura e entretenimento. É muito bom observar como as pessoas param e ouvem uma música ou observam uma tela, no meio da correria da volta para casa. É uma experiência gratificante".