FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 6 de março de 2012

Eles já tinham avisado que 2012 seria um ano diferente. É que o grupo Frontispício resolveu promover suas ações em outros municípios do Estado. No momento, por exemplo, realiza uma exposição no Museu de Santo André Dr. Octávio Armando Gaiarsa. "Cores de São Paulo" é o nome da mostra que permanecerá em cartaz até o fim deste mês. No espaço, o público confere 18 obras, entre telas, esculturas e desenhos.




Enzo Ferrara que ficou encarregado de organizar a exposição conta que o nome "Cores de São Paulo" já denota a intenção do grupo. "É uma exposição itinerante que mostra paisagens de diversas cidades", avisa. Por isso no acervo estão telas como "Os Tropeiros da Borda do Campo", confeccionada por ele e Nerival Rodrigues. A obra produzida em 2009 traz como pano de fundo as ruínas da antiga Vila de Santo André.



Também fazem parte da mostra a tela "Parque do Ibirapuera" da artista plástica Adelaide Swettler, o "Cine Suzano" de Zeti Muniz, a "Fonte do Largo do Carmo" de João Ruíz, o "Rio Tietê" pintado por Cida Cinelli Varella e a "Rua Coronel Souza Franco em 1940" confeccionada por Milton Martins. "Assim reafirmamos a identidade dos paulistas e paulistanos", conta Enz, que já está articulando uma nova exposição em São Bernardo do Campo. "Até o fim do ano também queremos ir para o litoral, Bertioga, mais precisamente", conta.Segundo o grupo, a ideia não é deixar de realizar eventos em Mogi, mas eles acreditam que os espaços da Cidade estão cada vez mais restritos. "Estamos sempre dialogando com a Secretaria (Municipal de Cultura), mas como temos encontrado bastante apoio fora, achamos que é válido", conta Enzo, que morou muitos anos em Santo André e por isso teve mais facilidade para promover a exposição no local. "Estamos em um museu centenário, muito bom. Tivemos apoio também para divulgação e até transporte", revela. Enquanto Enzo permanece fora da Cidade, outra parte do grupo se movimenta para organizar uma mostra no 17º Batalhão da Polícia Militar. No local estarão obras que retratam a mulher, tema bem propício para a época já que dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Zeti é o responsável por essa atividade. "A ideia é ficar com a mostra em cartaz por alguns meses", comenta. O grupo Frontispício foi criado em 2009 com a intenção de promover ações conjuntas entre os artistas. Durante este tempo eles promoveram exposições nos mais diversos espaços públicos, fizeram pinturas ao vivo, procuraram aproximar o público das artes plásticas. "Agora estamos em um momento mais profissional", argumenta Enzo, um dos fundadores da iniciativa. "Cores de São Paulo" pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e aos sábados das 9 às 14h30. A entrada é franca e o Museu fica na Rua Senador Fláquer, 470. Mais informações podem ser obtidas pelo 4438-9111.