FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

04/12/2012 - ARTES PLÁSTICAS
 OBRA DE ENZO FERRARA FARÁ PARTE DE MUSEU NO RIO
 Por: Redação  (pauta@abcdmaior.com.br)

 
Detalhe de quadro de Enzo Ferrara, que irá para o Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Detalhe de quadro de Enzo Ferrara, que irá para o Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
 
Quadro de artista plástico de Santo André esteve exposto em Diadema recentemente
Um quadro do artista do artista Enzo Ferrara, de Santo André, será incorporado ao acervo do Mian (Museu internacional de arte Naïf) do Rio de Janeiro, onde estão as obras dos maiores artistas Naïfs do Mundo, de Mestre Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Waldomiro de Deus, entre outros. 
A obra em questão é o primeiro nu de homem negro da história da arte Naïf nacional, traz como pano de fundo a paisagem da Cidade do Rio de Janeiro, num ponto muito conhecido, a Igreja da Penha com Parte do Complexo do Alemão e Penha. A pintura retrata o interior de uma sala, onde a janela se abre e pode-se ver a comunidade num fim de tarde.  
O modelo repousa sobre um sofá de veludo vermelho, no chão está um tapete de Araiolos, na parede direita uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, do lado esquerdo a reprodução da escultura O Brasileiro, um conjunto de baianas, e um gato branco também dorme tranqüilo no guarda corpo da janela. De acordo com Enzo Ferrara,  mensagem da obra é o tempo de liberdade, da comunidade livre da violência, onde agora o povo tem liberdade até mesmo para tirar a roupa dentro de casa e ficar de janela aberta depois de um dia quente de verão. 
“Pintei a obra assim que o Morro do Alemão foi ocupado pela Polícia e pelo Exercito. Vivi até os  20 anos de idade numa comunidade também violenta, que é o Morro da Vila Suíça em Santo André, sabia na pele o medo e a preocupação das pessoas que ali viviam, mas o resultado foi a pacificação da comunidade e hoje ela tem a liberdade de fato e rendeu ainda um quadro”, disse. 
O quadro já participou de várias mostras, com destaque para o Mapa Cultural Paulista, etapa municipal, por Mogi das Cruzes, e na Exposição Olhos Naïfs, comemorativa de 18 anos de carreira do autor, em Diadema.