FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Matéria publicada em 18/01/13
Artes visuais
"Inconvence" em cartaz no CECAP
Mostra produzida pelo Grupo Frontispício pode ser apreciada até o dia 28 de fevereiro no centro cultural mogiano
Gabriela Pasquale
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Na exposição, os visitantes vão conferir cerca de doze obras dos membros do grupo mogiano
Que tal desbravar um universo criativo e cheio de surpresas? Em cartaz até o dia 28 de fevereiro no Centro Cultural Antonio do Pinhal (Cecap), apreciadores da boa arte vão se deparar com as maravilhosas e interessantes obras da exposição "Inconvence".
Realizada pelo grupo mogiano Frontispício, a mostra conta com aproximadamente doze trabalhos, produzidos em parceria pelos membros do coletivo. O centro cultural fica na rua Boa Vista, no centro, em Mogi. A exposição pode ser visitada das 13 às 18 horas ou com horário agendado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2819-3776. A entrada é gratuita.
Considerada a reunião de gêneros culturais, "Inconvence" nada mais é que a arte do não convencional. Isso porque, como o nome já diz, mistura as inspirações e as experiências dos integrantes do Frontispício, que conta com a participação de doze profissionais da arte. De acordo com o artista plástico Zeti Muniz, aqueles que comparecerem na exposição vão conferir obras que tratam de inúmeros assuntos, como reciclagem, consumismo e violência. "Produzimos uma instalação com armas de brinquedos doadas ao grupo. O Milton Martins, por exemplo, criou um trabalho com pisos, que foram jogados no lixo", revela.
Além de ser um dos responsáveis pela concepção da mostra, Muniz está com quadros expostos. Trata-se de "Noiva da Gruta", em homenagem ao curta-metragem "Mistério de Santana", e "O Palhaço de duas Caras ", que pode ser observado de perfil e de frente. Assim, com a junção das obras produzidas pelo Frontispício, o artista plástico revela o que deseja transmitir ao público. "A mensagem principal é a de apreciar o riso e sair do convencional. Todos passam por momentos difíceis no dia a dia e acabam se tomando conhecimento de fatos tristes. A exposição se torna em uma válvula de escape", comenta.
"Dança da Morte I e II"
Produzido por Enzo Ferrara, os quadros "Dança da Morte I e II" também podem ser apreciados na exposição. Além de resgatar os elementos da pintura mexicana, por meio de suas obras, trata da crise econômica e do consumo. "As duas pinturas foram feitas para se complementar. Estou produzido a terceira, que será ligada às anteriores no futuro", comenta. Ferrara, que costuma levar os seus trabalhos para fora da região, está com exposição marcada para março. O evento será realizado em Mogi, no Centro Cultural Antonio do Pinhal.
Oficinas
Além de sediar a exposição "Inconvence", o centro cultural está oferecendo cursos de fotografia digital, origami, técnica de atuação para cinema, mangá, dentre outros. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone 2819-3776 ou no local, que fica na rua Boa Vista, 108, no centro, em Mogi.