FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 3 de março de 2013


Enzo Ferrara inaugura, na segunda, a mostra "Naïf Eletronic" no Cecap
Artista destaca a pureza e ingenuidade dessa linha artística; obras ficarão em exposição até o dia 29 de março
Paula Moreira
Da Reportagem Local
Divulgação

"Naïf Eletronic" reúne 15 obras do artista Enzo Ferrara
Diversos artistas brasileiros estão conquistando visibilidade no exterior por meio da arte Naïf. Conhecida por despertar a arte pura e ingênua em suas telas, os pintores precursores desse movimento transmitem em suas obras questões, desafios, costumes, tendências e a reafirmação de valores do contexto contemporâneo.

O artista Enzo Ferrara é um dos pintores que segue essa linha artística. E, para mostrá-la, ela inaugura na próxima segunda-feira, às 19 horas, a exposição "Naïf Eletronic". A mostra, organizada pelo artista Zeti Muniz, fica aberta ao público até o dia 29 de março, no Centro Cultural Antonio do Pinhal - Colégio de Arquitetos (CECAP). As obras podem ser conferidas de segunda-feira a sábado das 13 às 18 horas. O centro cultural fica localizado na rua Boa Vista,108, no centro, em Mogi. Mais informações pelo telefone 2819-3776.

Apesar de a mostra ser aberta oficialmente ao público no dia 5 de março, Enzo Ferrara convida todos para participar da inauguração na próxima segunda-feira, quando também será realizada uma reunião com os artistas para falar sobre o projeto de implantação de um museu em Mogi. "A reunião é aberta para todos, pois a criação do museu será importante para a população em geral", explica Ferrara.

Na oportunidade será feita também a escolha de um representante das artes plásticas para o novo Conselho Municipal da Cultura, o Comuc. O organizador da mostra, o artista Zeti Muniz, explicou sobre o movimento Naïf no Brasil. "O estilo predomina no exterior. Na Europa e nas Américas Central e do Norte, os artistas já perderam essa pureza em suas obras. É aí que os brasileiros se destacam, por conta dos seus desenhos ingênuos, que retratam a cultura genuína do País, como o folclore e a capoeira, por exemplo", conta.

A obra "Retrato Íntimo" é um dos destaques da mostra. Ela conquistou o prêmio Incentivo na 11ª Bienal de Naïfs do Brasil em Piracicaba.