FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 10 de março de 2013


Evento que será realizado em maio em parceria com o Governo do Estado promete atrações e novidades/ Foto Arquivo

A Virada Cultural, um dos maiores eventos da agenda da Cidade, será realizada em 25 e 26 de maio. Nesta semana, o secretário de Cultura, Mateus Sartori, esteve na Capital para acertar alguns detalhes com o Governo do Estado que realiza a ‘festa’ em parceria com os municípios de São Paulo. A partir desta segunda-feira os artistas mogianos interessados em participar já podem realizar a inscrição.
O cadastro é gratuito e deve ser feito pelo site www.cultura.pmmc.com.br, a partir das 14 horas, ou então na própria secretaria, no Centro da Cidade. “É importante ressaltar que esse cadastro é de intenção da participação. Depois faremos uma seleção para ver quem de fato fará parte da programação”, explica Sartori.
As inscrições vão até o próximo dia 28, já que no dia 1º de abril a Pasta precisa apresentar as atrações daqui para o Governo do Estado. “Nas primeiras semanas de abril divulgaremos os selecionados pelo site”, avisa o secretário.
Ele conta que a ideia para 2013 é ampliar a participação dos mogianos. No ano passado foram 70 atrações. A expectativa é de que nesta edição o número chegue a 100. Para tanto, a Secretaria pretende realizar parceria com espaços privados da Cidade. “Já tivemos um contato com a loja Eviva, por exemplo, que pretende realizar uma exposição e também com outros endereços privados. Eles entrarão com a estrutura, som, no caso da música. É claro que para isso também teremos uma seleção”, aponta Sartori.
Outro local que também deverá fazer parte da programação é o Mogi Shopping. E além dos endereços privados, a meta da Secretaria é ampliar a utilização dos espaços públicos. Parques e praças são opção. “Estamos articulando para ter programação no Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) de Jundiapeba e do Botujuru. Também fechamos com o Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) para apresentações de dança, principalmente”, afirma.
Os artistas da Cidade devem compor a maior parte da programação que também terá atrações sugeridas pelo Estado. Por enquanto ainda não há data para a divulgação dos nomes que estarão em Mogi. “Temos uma das maiores ‘Viradas’ do Estado. Então pedimos uma atenção especial para Mogi, que pensassem com carinho para agregar ainda mais valor ao evento”, comenta Sartori.
Além da ficha de inscrição, a partir de segunda-feira, os artistas encontram o regulamento do evento. Por isso é importante que todos fiquem atentos às informações. A Secretaria de Cultura está localizada na Rua Coronel Souza Franco, 993, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900