FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 16 de abril de 2013


Foto de Enzo Ferrara
Imagem: Obra com tema da Festa do Divino Espirito Santo de Dora Ramos
Texto de Enzo Ferrara

Conheci Doralice Ramos ao visitar a casa de Wilma Ramos, que era irmã de Dora, como é chamada carinhosamente pelos amigos, ela foi uma pessoa muito importante na pesquisa, pois gentilmente ofereceu cópia de vários documentos biográficos de Wilma, que foram muito importantes para a construção do texto biográfico de Wilma Ramos, corrigindo até um erro que encontrei em vários livros e catálogos, sobre o ano de nascimento de Wilma.

Doralice Ramos nasceu em 26 de Agosto de 1946, na Casa da Rua Barão de Jaceguai, centro histórico de Mogi das Cruzes, mesma casa onde vive até hoje, Filha de Francisco Ramos e Judith da Cunha Ramos. A Artista morou muitos anos na cidade de São Paulo, em companhia de Wilma Ramos, sua maior incentivadora e junto com o amigo Valdesoiro, outro artista famoso no mundo das artes.
O inicio da carreira de Doralice aconteceu oficialmente em 1978, quando ela participou do III Salão de Artes Plásticas de Itu/SP e no Salão da Primavera, no Saguão do Diário de Mogi em Mogi das Cruzes/SP.
A Artista teve mais sete irmãos, além de Wilma Ramos. Doralice não se expressa apenas na pintura, pois é também artista da escrita, começou a escrever poesias aos 12 anos de idade depois foi trabalhar como secretária e em ouras profissões. Aos 18 anos foi trabalhar como secretária Bilíngue em grandes empresas multinacionais, depois foi viver nos Estados Unidos por um ano na Califórnia em 1985, onde trabalhou, pintou, promoveu exposições e vendeu suas obras. A Artista viveu também uma temporada na Europa em Portugal, Espanha e Finlândia, onde viveu por seis anos e por onde vendeu suas obras.
Doralice tem 1 livro editado de poesias com o título de “Nasce”, publicado em 1974 pela Galeria de Arte Século XXI em São Paulo. Ela ainda fez parte de uma coletânea de Poesias “Antologia Poética”, projeto da Coordenadoria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Mogi das Cruzes, no 2º concurso de 2008, com a poesia “Alma de Metal”.
Por alguns anos a artista produziu e parou, após o falecimento da irmã, voltou a produzir sendo incentivada pelo artista Naïf Nerival Rodrigues que começou a convidar a artista para expor e participar de exposições coletivas, por gostar de suas obras e a artista continua a pesquisar e aprimorar suas técnicas de pintura.
Os temas dos quadros de Doralice são bem variados, abordam os temas da infância da artista, alguns de imaginação e outros valorizam a ricas cores e formas da fauna e flora do Brasil.
Atualmente a artista vive na Casa onde Nasceu em Mogi das Cruzes, onde continua a produzir suas obras, ela declarou: “Assim continuo morando agora na casa onde nasci e onde tenho as minhas inspirações, pois almejo continuar com minhas obras dia à dia, aprimorando, buscando mais técnicas, mais exposições e outras coisas mais. A artista já fez exposições em Itu, Mogi das Cruzes, São Paulo, Araçatuba, Marília e Caraguatatuba.
Fora do Brasil promoveu exposições na região da Califórnia nos E.U.A.  
Em 2012 participou da exposição coletiva Fé e tradição / Os Santos de Junho,  no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, com as obras “Cai Cai Balão” e “Festa de São João”.

Principais Exposições e Atividades / Linha do tempo:

·         1978. III Salão de Artes Plásticas de Itu/SP;
·         Salão da Primavera. Saguão do Diário de Mogi em Mogi das Cruzes/SP.
·         1979. coletiva / Semana Centro Mello Freire de Cultura / Mogi das Cruzes/ SP
·         Coletiva / Center Hotel de São Paulo/SP
·         Galeria de Artes Século XXI / A Mulher nas Artes / São Paulo/SP
·         1980. Primeiro Encontro Coletivo de Artistas Primitivos em Marília/SP
·         Galeria Bandeirante / Coletiva de Artistas Primitivos / SP
·         Galeria Jacques Jean Jacques / 11 Artistas Naïfs / São Paulo/SP
·         1983. Exposição de Artes Plásticas dos Artistas Primitivistas Brasileiros e Araçatubenses/ Araçatuba/SP
·         1986. III Exposição Temática da Festa do Divino, coletiva de Artes Plásticas, Centro Melo Freire de Cultura/ Mogi das Cruzes/ SP
·         Painel da Pintura Mogiana, Teatro Municipal de Mogi das Cruzes/SP
·         Grupo Feminino de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes/SP
·         Exposição Permanente para vendas no Maksoud Plaza Hotel/ SP
·         Exposição Permanente para vendas na Galeria Jacques Ardies/ SP
·         Exposição Individual, na Firma Caterpillar do Brasil, São Paulo/ SP
·         Coletiva de Artes Plásticas Comemorativa do Aniversário da Cidade de Mogi das Cruzes/ SP
·         4° Salão da Primavera, Diário de Mogi, Mogi das Cruzes/SP
·         Exposição Feira de Artes, Clube de Siri, Mogi das Cruzes/ SP
·         Exposição Mabella, Madeira e Arte, “Casarios”, Marília/ SP
·         1994. Exposição Comemorativa, “A Festa do Divino através da Arte”,Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes/SP
·         2008. Exposição no Salão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, temática “São Francisco de Assis”, Mogi das Cruzes/ SP
·         2010. Exposição no CIARTE, 7 Maravilhas “Festa do Divino”, Mogi das Cruzes/SP
·         2012. Exposição Coletiva no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), Exposição “Fé e Tradição, os Santos de Junho” com as obras: Cai Cai Balão e Festa de São João, Cidade de Caraguatatuba/ SP