FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

JORNAL DIÁRIO DE MOGI

Esdras expõe ‘Renovando e Relendo’



Para conferir a exposição de Esdras Barbosa no Cecap, o visitante deve fazer o agendamento / Foto: Gustavo Rejani

O artista plástico Esdras Barbosa expõe no Centro Cultural Antonio do Pinhal (Cecap). “Renovando e Relendo” é o título da mostra que conta com 10 obras e pode ser conferida até final do mês. A entrada é gratuita.
Esdras é mogiano e nessa mostra traz releituras de obras famosas, entre outras inéditas.  “Renovando e Relendo” traduz muito bem a intenção do artista que é de mostrar o seu olhar sobre telas de pintores consagrados como Van Gogh.
Foi por conta do pintor famoso que Esdras começou a pintar. “O que mais chama a atenção na história dele é que ele queria levar a arte para as pessoas, não só a elite como os outros. Também não acredito que tenha se suicidado”, aponta ele.
Para homenagear sua fonte de inspiração, o artista adianta que fará uma outra exposição em breve. “É um sonho que tenho. Pretendo fazer a maior mostra do Estado com releituras das obras de Van Gogh”, avisa.
Esdras é autodidata, começou a pintar por um acaso e nunca mais parou, desde o princípio adotou a técnica do óleo sobre tela. Nesse tempo chegou a participar de exposições coletivas e agora encara, pela primeira vez, uma mostra individual. Ele também estreia no grupo Frontispício que conta com a participação de diversos nomes na Cidade, como Nerival Rodrigues e Adelaide Swetler. “É o mais novo membro da nossa equipe”, comemora Zeti Muniz.
Música
Esdras também se dedica à música. “Geralmente é em eventos fechados”, conta ele que nessas ocasiões apresenta um projeto que levou dois anos para ficar pronto. “Viajei pela América e nesse tempo musicalizei poemas de nomes como Pablo Neruda e outros”, conta ele que mesmo sendo apaixonado por música e literatura, hoje está focado nas artes plásticas.
Para visitar a exposição, os interessados podem entrar em contato com o Cecap e agendar um horário. Grupos podem solicitar o monitoramento. O Cecap está localizado na Rua Boa Vista, 108, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2819-3776.