FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Enzo Ferrara inaugura a exposição "Arte Naïve: do Primitivo ao Contemporâneo" no Restaurante Vento Minuano

Maria Regina Almeida
Da Reportagem Local 
foto:Erick Paiatto

Enzo Ferrara reúne 26 obras em exposição que retratam a sua evolução artística ao longo destas duas décadas
O artista Enzo Ferrara abriu esta semana a exposição "Arte Naïve: do Primitivo ao Contemporâneo", no Restaurante Vento Minuano, em Mogi das Cruzes, em comemoração aos seus 20 anos de carreira. A mostra reúne 26 obras que trazem uma variedade de temas, formas e materiais, além de retratar a evolução artística do autor durante estas duas décadas de atividades. A exposição ficará em cartaz até o dia 15 de março. A entrada é gratuita. A vernissage foi realizada na segunda-feira e, desde ontem, está aberta à visitação do público. O espaço fica na rua Fernando Costa, 88, no Jardim Avenida.

Enzo Ferrara disse que essa exposição comemorativa será a única feita em Mogi. Depois, a mostra seguirá para a região do ABCD e São Paulo. Ela deverá retornar para alguma outra cidade do Alto Tietê provavelmente no final do ano. Segundo o artista, neste período de 20 anos, a principal mudança que ocorreu em sua trajetória artística foi ele ter assumido o naïf como o seu estilo de pintura.
A arte naïf é a produção feita por artistas sem preparação acadêmica, o que não significa que a qualidade das suas obras seja inferior. Ela é caracterizada pela simplicidade e pela falta de alguns elementos presentes na pintura acadêmica. O termo arte naïve, que dá título à sua exposição, segundo Ferrara, é o feminino de naïf em francês. "Os dois termos querem dizer a mesma coisa: arte ingênua", explica.
Ele conta que, desde os anos 90, quando começou a pintar, as vendas de suas obras eram maiores. "Todo o artista está enfrentando isso, porém, se por um lado as vendas caíram, por outro, os artistas estão mais unidos e dispostos a pensar coletivamente", avalia.
Algumas obras expostas no Vento Minuano são inéditas e nunca estiveram em exposição física, mas já foram divulgadas na internet. "O uso desse espaço virtual tem sido uma grande ferramenta para a divulgação do meu trabalho. Estou conectado com o mundo", destacou.
Na mostra, o público poderá conferir a colagem de materiais diversos, como madeira e rótulos de bebidas, alguns recursos utilizados por Ferrara em algumas obras mais recentes.