FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

jornal mogi news

Variedades

Matéria publicada em 15/01/14
Exposição
Aretusa Brandão expõe no Cecap
Integrante do grupo Frontispício, a artista plástica realiza a sua 1ª mostra individual, que ficará em cartaz até março
Maria Regina Almeida
Da Reportagem Local
Zeti Muniz/Divulgação
Aretusa Brandão, que integra o grupo mogiano Frontispício desde 2009, faz a sua primeira exposição individual
A artista plástica Aretusa Brandão, que integra o grupo de pintores Frontispício, em Mogi das Cruzes, realiza a sua primeira exposição individual no Centro Cultural Antonio do Pinhal (Cecap), com 11 obras (óleo sobre tela, acrílico sobre tela e técnica mista). A mostra ficará em cartaz até 1º de março.

O Cecap está localizado na rua Boa Vista,108, no centro de Mogi. A entrada é gratuita. O espaço funciona de segunda a sexta-feira. As visitas em grupo, monitoradas por artistas do grupo Frontispício, podem ser agendadas na secretaria do Cecap. Também podem ser marcadas nos fins de semana. Informações: 2819-3776.

Aretusa Brandão disse que as telas em exposição no Cecap trazem temas diversos, como os universos feminino e infantil e fatos da história. Ela contou que outros dois quadros farão parte da mostra até o fim desta semana, elevando para 13 o total de telas. Ela já participou de várias exposições em conjunto com artistas do Frontispício desde que passou a fazer parte do grupo, em 2009.


Participação
"Conheci o Zeti Muniz (coordenador do Frontispício) em uma exposição do grupo no Beco do Sapo. A partir daí, eu me interessei em ingressar no grupo e participei de diversas atividades e exposições em Mogi e Suzano organizadas pelo Frontispício", contou.
Há nove anos morando em Mogi, Aretusa Brandão disse que o amor pela pintura começou na infância, quando recortava das revistas imagens de telas e de paisagens que achava bonitas. "Ao ver programas na tevê que falavam sobre técnicas de pintura e desenho, eu tentava imitar aqueles profissionais. Também fazia desenhos com grafite e, aos poucos, fui tomando coragem para mexer com as tintas", relembrou.

Segundo ela, essa paixão nasceu espontaneamente. As suas primeiras experiências nas artes foram como autodidata há cerca de 15 anos. "Depois, cheguei a fazer alguns cursos rápidos de pintura e a participar de oficinas". A artista também fez pós-graduação em Ensino das Artes, o que a ajudou na complementação do seu aprendizado. Ela é professora e conta que foi desenvolvendo a atividade artística em paralelo com a sua profissão.