FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 8 de novembro de 2016

PINACOTECA DE MOGI DAS CRUZES

A Pinacoteca de Mogi das Cruzes, que é o mais novo equipamento cultural de Mogi das Cruzes, passou por um ajuste em seu horário de funcionamento e ampliará seu expediente. Além do funcionamento das 8h às 18h às segundas, terças, quartas e sextas, ela passará a atender até as 20 horas às quintas-feiras e também já abre todo segundo sábado do mês, das 10h às 16h.


A ampliação foi feita em virtude da aceitação do público para com o equipamento e também visando criar um horário mais viável e flexível para aqueles que desempenham, por exemplo, atividade profissional em período integral. O funcionamento no segundo sábado do mês teve, a princípio, o objetivo de atrais os visitantes do Expresso Turístico, porém acaba por beneficiar e já vem atraindo o público de uma forma geral.



Apesar de ter pouco mais de um mês de funcionamento – a Pinacoteca de Mogi das Cruzes foi inaugurada no dia 27 de setembro deste ano – a média de público espontâneo que visita diariamente o local já chega às 40 pessoas. Além disso, o espaço também está recebendo grupos de alunos, que agendam visitas monitoradas. Os interessados devem ligar para o 4798-6900.



A Pinacoteca de Mogi das Cruzes tem, no momento, 161 obras expostas, assinadas por 128 artistas plásticos locais. O acervo é composto por 242 obras no total e está sempre aberto à ampliação, uma vez que a Secretaria de Cultura está em constante contato com profissionais da arte, para obter a maior representatividade possível das artes plásticas mogianas no novo espaço cultural. Há no acervo obras doadas e também recebidas por comodato.



A Pinacoteca de Mogi das Cruzes funciona no mesmo prédio-sede da Secretaria de Cultura, na Rua Coronel Souza Franco, 993, no Centro Histórico. (LMS)